BOTÂNICA


Os registros fósseis mostram que as angiospermas surgiram há aproximadamente 144 milhões de anos atrás a partir de um ancestral de uma GIMNOSPERMA.

Sabendo da existência de animais herbívoros desta época remota, pode-se afirmar que, os animais que viveram antes deste período, NÃO poderiam ter apresentado qual hábito alimentar?


Hábito alimentar onívoro.


Exclusivamente carnívoro.


Coprófago e detritívoro.


Alimentação baseada em frutas.


Alimentação baseada em folhas.

O grupo das angiospermas é o que apresenta maior diversidade em todo o reino vegetal. São cerca de 235 mil espécies diferentes, habitando todo o globo terrestre. Tamanha diversidade tem relação com as inovações reprodutivas surgidas neste grupo. As estruturas a seguir são observadas no clico de vida das angiospermas e algumas em outros grupos vegetais também:

I. Semente
II. Flores
III. Frutos
IV. Grão de pólen
V. Tubo polínico

 

Das estruturas apresentadas, aquelas que podem ser observadas apenas em angiospermas são:


I, II e III.


II, III e V.


II e III.


II, III e IV.


I, II, III, IV e V.

A cana-de-açúcar e o milho, apesar de aparentemente diferentes, fazem parte do mesmo grupo de angiospermas, portanto, compartilham características como a morfologia de folhas e raízes. Caso você fosse convidado à escrever um artigo sobre a morfologia interna das raízes da cana-de-açúcar, quais das estruturas mencionadas a seguir não poderiam deixar de serem citadas?


Periderme, entrenós e córtex.


Cilindro central, córtex e epiderme.


Parênquima aquífero, nós e córtex.


Nós, entrenós e cilindro central.


Parênquima aerífero, periderme e entrenós.

O caule apresenta duas funções primordiais: sustentação e condução. Para que ele desempenhe essas funções, uma série de células especializadas compõem os seus tecidos. Sobre a anatomia interna do caule, analise as afirmativas a seguir e posteriormente, marque a resposta CORRETA.

 

  1. O meristema apical do caule é responsável pela formação da protoderme, que dará origem a epiderme; ao procâmbio, que forma os tecidos condutores e ao meristema fundamental, responsável por originar o córtex e a medula.
  2. A estrutura primária do caule de dicotiledôneas e monocotiledôneas se difere quanto à disposição dos feixes vasculares: nas dicotiledôneas os feixes se distribuem em círculo ao redor da medula enquanto nas monocotiledôneas, os feixes encontram-se distribuídos pelo parênquima de forma difusa.
  3. As dicotiledôneas que apresentam crescimento secundário possuem xilema voltado para o centro do caule e floema direcionado para o córtex. Tais características ocorrem graças à ação do câmbio interfascicular e do câmbio fascicular.

Apenas 1 está correta.


Apenas 2 está correta.


1, 2 e 3 estão corretas.


Apenas 1 e 2 estão corretas.


Apenas 2 e 3 estão corretas.

As gimnospermas representam um importante grupo do reino vegetal, pois apresentam, pela primeira vez na história evolutiva dos vegetais, a semente. Apesar de se adaptarem melhor ao ambiente de clima frio e temperado, as gimnospermas constituem um grupo diversificado, sendo a divisão Coniferophyta a que apresenta as espécies com uma das maiores distribuições geográficas.


Sobre a reprodução das gimnospermas, marque a alternativa CORRETA.

 


A água é um importante fator na reprodução das gimnospermas, uma vez que o anterozoide flagelado move-se na água para atingir a oosfera.


A estrutura reprodutiva é composta por verticilos de proteção e verticilos reprodutores.


Os óvulos apresentam um único megásporo funcional em seu interior, que está protegido por um tegumento e envolto pelo nucelo.


O ciclo reprodutivo apresenta típica alternância de gerações, com fase gametofítica duradoura. 


Após ocorrer uma dupla fecundação, as paredes do ovário se desenvolvem formando o fruto, que abriga a semente.

O principal órgão vegetal responsável por dar sustentação à planta é o caule. Ele é formado por tecidos com as mais variadas funções, desde condução de substâncias ao armazenamento de nutrientes.

 

A respeito das estruturas primárias e secundárias do caule, assinale a alternativa correta:


O córtex do caule é uma camada cilíndrica de células, responsável pela produção do xilema, para o exterior e do floema, para o interior da planta.


O crescimento primário do caule ocorre graças à presença de duas estruturas: o câmbio e o felogênio.


O caule de monocotiledôneas apresenta feixes liberianos dispersos entre as células do parênquima, já nas dicotiledôneas, os feixes estão organizados em um cilindro central bem diferenciado.


O caule, diferentemente das folhas, não possui estômatos em sua epiderme. Portanto, nesta região não ocorre troca de gases entre o meio interno e externo da planta.


Diferente do que ocorre com as monocotiledôneas, as dicotiledôneas, em geral, não apresentam crescimento secundário do caule.

Ao ligar a tevê você assiste um trecho de uma entrevista dada por um pesquisador, a respeito das novas pesquisas no campo da histologia vegetal. Na entrevista, o pesquisador descreve que o tecido em estudo tem como função dar rigidez a algumas partes da planta e que a quantidade de lignina que possui é tanta que suas células morrem.

 

Pela descrição das características, é possível que o tecido mencionado pelo pesquisador seja:


colênquima.


parênquima.


meristema.


esclerênquima.


vascular.

O endosperma é o tecido nutritivo do embrião que também pode servir para a nutrição de outros organismos. O endosperma do milho, por exemplo, que compõe quase toda a semente, é rico em amido, um carboidrato energético que é utilizado para a alimentação de animais. A respeito do endosperma, leia o arquivo “Semente” presente na biblioteca do componente, e em seguida, analise as afirmativas abaixo:

 

I - O endosperma é um tecido triploide, resultado da fecundação dos núcleos polares por um gameta masculino.

II - A quantidade de endosperma em diferentes sementes é pouco variável e composta essencialmente das mesmas substâncias, que apresenta como função a nutrição do embrião.

III - O endosperma pode ou não ser consumido como um todo pelo embrião. As sementes cujo endosperma foi consumido durante o desenvolvimento do embrião podem ser chamadas de exalbuminosas, enquanto as sementes que não possuem todo o endosperma consumido são chamadas de albuminosas.

Está (ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.

A manutenção da rigidez de uma célula vegetal ocorre graças a certos componentes celulares e à presença de água nos vacúolos. Caso uma célula vegetal seja colocada em uma solução salina, é provável que:

 

 I. A pressão de turgor diminua devido à saída de água do vacúolo celular.

II. Ocorra um processo denominado plasmólise, já que o meio é hipotônico em relação à célula.

III. A membrana celular se distenda e a parede celular se rompa devido ao acúmulo de água.

 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):


I e II, apenas.


I, II e III.


I, apenas.


I e III, apenas.


II, apenas.

Para se sustentarem, as células vegetais mantêm no interior de seus vacúolos soluções salinas que formam um meio intracelular hipertônico em relação ao meio externo. Isso faz com que a água penetre na planta por meio de osmose e se acumule em seu interior, pressionando a parede celular.

Tal processo, que garante a sustentação de partes não lenhosas dos vegetais é chamado de:


gutação.


turgor.


crivação.


transpiração.


respiração.

Páginas: 1234567